Vacinação HPV

O HPV é a infecção sexualmente transmissível mais comum no mundo. Estima-se que aproximadamente 50% da população sexualmente ativa já entrou em contato com algum tipo do vírus. Ao contrário do que muitas pessoas pensam, mesmo com o uso de preservativo é possível ser infectado durante a relação sexual, devido a chances do parceiro ter verrugas na parte externa dos genitais e na área com pelos, regiões que não são cobertas pela camisinha.

A vacinação é importante pois imuniza o indivíduo contra quatro tipos do vírus: dois (tipos 16 e 18), que possuem alto risco para desenvolvimento de câncer, e outros dois (tipos 6 e 11), que são responsáveis pelas indesejadas verrugas genitais.

As maiores vítimas do HPV são as mulheres. Segundo dados da OMS, 291 milhões de mulheres no mundo são portadoras do vírus, sendo que 32% estão infectadas pelos tipos 16, 18 ou ambos, responsáveis por 70% dos casos de câncer de colo de útero.

O Ministério da Saúde iniciou a campanha contra o HPV, passando a oferecer a vacinação pelo SUS. Com o objetivo de chegar jovens que ainda não iniciaram sua vida sexual, o foco da campanha é iniciar a imunização para meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos.

Fonte: https://drauziovarella.uol.com.br/infectologia/a-seguranca-da-vacina-do-hpv/